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Estudantes são premiados por projeto de realidade virtual para melhorar o aprendizado

O projeto ‘Speed ​​Science Run’, desenvolvido pelos alunos Nadyn Ramos e Bereniche Ochoa da escola Nossa Senhora do Rosário, em Arequipa, foi o vencedor da segunda edição do Tec4kids.

A dupla desenvolveu um ambiente imersivo de realidade virtual para melhorar o aprendizado de assuntos como matemática, história e linguagem.

O concurso organizado pela Lenovo e pelo Crack The Code foi descentralizado este ano para chegar às cidades de Arequipa e Trujillo. Em sua primeira etapa, convocou 180 crianças em idade escolar – que enviaram seus vídeos demonstrando suas motivações e habilidades para fazer parte do projeto – das quais apenas 18 crianças foram divididas em 9 equipes (três por cidade).

Durante seis semanas, os pares receberam aulas personalizadas, pelos tutores do Crack The Code. O workshop de programação de realidade virtual de 12 horas permitiu que os projetos se materializassem em tecnologia virtual.

Através de uma avaliação de jurados especialistas, um vencedor por cidade foi escolhido para exibir seu trabalho na feira de tecnologia ‘Peru with Science’ . Os finalistas foram posteriormente qualificados por um júri.

 

Como funciona?

 

O projeto vencedor ‘Speed ​​Science Run’ usa a plataforma cruzada Unity para criar um jogo divertido que consiste em aprender através de um carro em movimento através de perguntas sobre cursos como história, matemática ou idioma.

“Com o Tec4Kids , não queremos apenas contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens, como parte do programa ‘Lenovo Contigo’, também queremos mostrar que a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas e que não há idade para se envolver em um projeto que ajude sociedade ”, disse Andrés Becerra, gerente geral da Lenovo Peru.

Mas para Nadyn e Berenice as coisas não eram muito fáceis. Eles tiveram uma grande concorrência com os projetos de Lima e Piura. O ‘PachacaMath’ – liderado por Lúa Schwartz (St. George’s College) e Arantza Cruzado (Newton College) de Lima – foi um dos finalistas. Essa iniciativa simula ser um mapa da cultura Pachacamac, dividido em trimestres, com perguntas que você deve resolver para avançar para o próximo nível. A idéia deste projeto é que você possa praticar suas habilidades matemáticas em um ambiente pré-incaico cercado por templos.

Por outro lado, ‘O Mistério da Ilha de Cébeles’ foi criado por Ingrid Cornejo (IE Sagrado Coração de Jesus) e Diego Cueva (Escolas Innova – Los Ejidos) de Piura. Essa plataforma imita a forma de uma ilha para os usuários resolverem problemas matemáticos enquanto visitam as paisagens. Ele visa mitigar o déficit de matemática das escolas do país.

Por outro lado, María Velez, CEO da Crack The Code, disse que a segunda edição deste concurso quer mostrar que é possível levar a competição para outro nível. “A educação é uma área que afeta a vida de todos e, com essa iniciativa, buscamos melhorar a experiência em sala de aula e, portanto, estimular a aprendizagem nas crianças”, afirmou.

O primeiro lugar foi o credor de um laptop Lenovo, enquanto o segundo e o terceiro também foram entregues lentes e tablets de realidade virtual.

 

O júri, este ano, foi composto por Sandro Marcone, gerente de marketing da Optical Networks; os vencedores dos primeiros Tec4Kids Mateo Ramírez e Valentina Pineda; Jesús Bellido, professor de Ciência da Computação na UTEC; e Alfonso Accinelli, diretor do Departamento de Inovação Tecnológica em Educação do Ministério da Educação.

O Tec4kids faz parte do Lenovo Contigo, uma iniciativa de responsabilidade social criada pela Lenovo Peru. Possui aliados estratégicos como FeelsGood, Crack The Code, FractalUP, Laboratorio, Digital Democracy e o Amazon Hope Medical Program do Peru.

Fonte: livinginperu.com

 

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