Em uma reviravolta peculiar, o aplicativo de carona agora está preparando uma ação coletiva contra o governo peruano. Os advogados estão preocupados que essa censura possa transbordar e prejudicar outros aplicativos de terceiros. Eles também argumentam que o Picap não deve ser responsabilizado pelo mau comportamento de seus motoristas por meio de uma ferramenta de comunicação independente como o WhatsApp.
O governo peruano não havia se envolvido em conflitos com aplicativos de compartilhamento de viagens desse nível antes. Se alguma coisa, em algum momento, ela lutou humildemente para empurrar o Uber e o Cabify para proteger os dados de seus usuários. Mas era praticamente isso. Isso pode explicar a necessidade do governo de exagerar e misturar ações legais civis, penais e mercantis aparentemente não relacionadas.
Por sua vez, a versão de Picap dessa história escandalosa tem mais buracos do que a temporada final de Game of Thrones:
A startup está defendendo a legalidade de seu aplicativo com base em um detalhe técnico (definitivamente não é um sinal de que eles estão procurando por canudos). A lei proíbe explicitamente o transporte público em veículos de duas rodas. No entanto, os criadores do aplicativo dizem que correm em uma rede privada e não são um serviço de táxi. Isso claramente não faz sentido. Há muita publicidade em Lima, onde eles descrevem seu serviço como um “táxi de motocicleta”.
Os fundadores da Picap afirmaram que, se não for possível chegar a um acordo com o governo peruano, eles se afastarão do país, pelo menos em termos de serviços de transporte de passageiros.
Os advogados que servem o processo de ação coletiva têm razão. A censura de aplicativos dessa natureza é perigosa para aqueles que cumprem a lei. Estabelece um precedente legal desagradável. Além disso, é inegável que o congestionamento do tráfego ainda é um grande problema em toda a América Latina, razão pela qual uma idéia como o Picap pode parecer boa em países da região.
No entanto, isso não é desculpa. O aplicativo realizou uma triagem ruim e colocou os usuários em risco. Como usuário, você não pode considerar o driver um agente independente separado da inicialização. Eles são a cara do negócio, então naturalmente não se pode deixar de responsabilizar o Picap.
Não se trata de detalhar os detalhes técnicos de tudo. Apenas faça seu trabalho e não espere que esse tipo de coisa apareça quente e fumegante em sua mesa uma manhã.
Como alguém que costuma usar aplicativos de compartilhamento de viagens, tudo isso é muito alarmante. Claramente, a equipe de Picap estragou tudo, mas isso não justifica nenhuma forma de excedente do governo. Claro, essa luta está longe de terminar, e a moeda ainda está tremulando no ar. Para que lado você acha que vai pousar?
Fonte: andina.pe
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