Entenda o porquê dessa tendência e conheça o Philipinho, nova criação da Mint
Provavelmente você já se deparou com um mascote digital. Seja a Lu da Magalu, o CB das Casas Bahia ou a Nat da Natura. Agora, as marcas possuem mais uma ferramenta para se aproximarem do público.
Mais do que um personagem, os mascotes digitais são verdadeiras humanizações da personalidade da marca – possuem voz própria, expressam opiniões e compartilham a rotina nas redes sociais. Tudo isso faz parte de uma estratégia de humanização, que aproxima o público das empresas e insere as marcas em nosso dia a dia.
Mascotes Digitais vs. Assistente Digital
Embora os nomes sejam parecidos, é necessário reforçar a diferença entre o mascote digital e o assistente digital, afinal, ambos vivem em um ambiente 100% online.
Um assistente digital está disponível para sanar as suas dúvidas e otimizar a sua rotina. A Alexa da Amazon ou a Siri da Apple são ótimos exemplos disso. Já os mascotes digitais representam personalidades online, influenciadores criados por mentes criativas que compartilham a sua rotina e ditam tendências nas redes sociais.
A Lu do Magalu migrou entre as duas funções: começou a sua jornada como assistente de compra no site da Magazine Luiza, tirando as dúvidas dos clientes e respondendo ao SAC. O sucesso foi tanto que hoje ela possui um perfil próprio em todas as redes sociais, além de um blog.
A necessidade do engajamento orgânico
Assim como todas as estratégias digitais, a entrada dos novos mascotes surgiu a partir de uma necessidade: como podemos criar engajamento orgânico nas redes sociais sem a presença de influenciadores?
Os influenciadores digitais trouxeram uma nova forma de comprar e consumir produtos. Agora, o público busca pela validação de terceiros para se certificar de que a compra realmente vale a pena. Criar um mascote digital para a sua marca nada mais é do que inventar o seu próprio influenciador: pensando, agindo e vendendo do jeito que a marca entende como melhor opção.
Philipinho, a nova aposta da Philips Áudio e Vídeo
Pensando nisso, a Mint Digitall traz o novo rosto para as campanhas da Philips Áudio e Vídeo: o Philipinho, um robô simpático que tem atraído os olhares do público.
Buscando um reposicionamento no mercado, a Philips Áudio e Vídeo trouxe algumas tecnologias exclusivas para o Brasil. Além das caixas de som potentes e fones com uma tecnologia única, as TVs Ambilight propõem uma nova experiência para o usuário: leds são instalados na parte traseira dos televisores, trazendo todas as cores da imagem para fora das telas.
O seu mais novo mascote, Philipinho, reflete tudo isso. Ele foi criado para representar a inovação da marca e o seu pioneirismo Ambilight, uma vez que ele possui um show de cores ao seu redor; seus olhos são feitos de autofalantes e o seu design representa toda a modernidade e inovação da empresa.
Da Copa para o mundo!
Assim como os demais exemplos, o Philipinho foi criado a partir da necessidade de engajar o público durante os jogos da Copa do Mundo – uma vez em que as vendas de televisão sobem significativamente neste período. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em setembro, faltando dois meses para o Mundial, houve um aumento de 6,7% na pesquisa por TVs em lojas virtuais, em relação a agosto.
Muito mais do que um mascote, o Philipinho é o personagem principal da campanha “Torcida Eletrizante Philips”, que agita o comércio nessa temporada. Na compra de qualquer produto Philips Áudio e Vídeo o cliente ganha uma pelúcia do mascote e ainda concorre a prêmios, fortalecendo e reposicionando a marca no mercado.
Sua jornada não se encerra com o fim da temporada. O sucesso foi tanto, que ele tem a sua presença confirmada em todas as campanhas da marca, sendo o representante institucional da Philips Áudio e Vídeo no Brasil.
Pensado, planejado e executado pela Mint Digitall, o Philipinho é o primeiro mascote digital de todas as representantes Philips espalhadas pelo mundo. Hoje, ele possui toda uma trajetória planejada para dialogar com o público-alvo e aumentar ainda mais as vendas.
Seja no meio digital ou nas lojas físicas, o Philipinho já faz sucesso, atraindo o olhar de quem está em busca de uma inovação audiovisual.
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